24 de Maio dia Nacional do Café e do Barista

Dia Nacional do Café: Conheça a produção da semente à xícara de um café Especial no Brasil

Referência no ramo cafeeiro, as fazendas do Octavio Café são 100% responsáveis por todo o processo de produção. 
E, além de comercializarem
para mais de mil pontos de vendas no Brasil, exportam o produto brasileiro para 15 países

Café é uma das paixões nacionais. Mas você sabe da onde vem o café que você pode estar tomando agora?
Dia 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café e também o Dia do Barista, profissão essencial para esse universo. Quem saboreia uma boa xícara de café Especial nem imagina o processo que está por trás e a importância desse profissional para a qualidade do produto final. O Octavio Café, além de ser a maior cafeteria da América Latina, é uma das únicas que detém 100% de controle do processo da semente à xícara e possui as certificações internacionais mais importantes: Rainforest Alliance e UTZ.  Todo café servido nas cafeterias vêm das seis fazendas cafeeiras localizadas em Pedregulho (SP) na região Alta Mogiana, local conhecido por sua tradição e pela qualidade dos grãos.
Segundo a ABIC, Associação Brasileira da Indústria do Café, o Brasil é o 2º país com maior consumo da bebida, estando presente em mais de 98,2% dos lares brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira de Cafés, o Brasil já produziu mais café Especial do que a Colômbia. Ficou curioso para conhecer a produção daqui do Brasil? Confira a 6 fases segundo a barista e responsável pela qualidade do café Octavio, Martha Grill:

1 – Plantio  
Primeiro, é importante destacar que o café é uma fruta e o grão é uma semente. Ele é cultivado em viveiros até germinar. Regada constantemente e protegida do sol direto, a muda de café tem tudo que precisa para se desenvolver. Quando se torna um arbusto, é plantada definitivamente. Em média, demora-se entre três e quatro anos para que a planta dê frutos. Esse processo que indica o início de uma nova safra é conhecido como Florada e, geralmente, acontece em setembro e outubro.

2- Colheita
A fruta do café deve atingir o estágio máximo de maturação, representados pela coloração amarelo banana ou vermelho uva. Se for colhida antes do tempo, e com grande percentual de grãos verdes, a bebida perderá qualidade e o rendimento final será prejudicado. Essa colheita pode ser manual, mecânica ou seletiva. No Brasil, algumas regiões começam a colheita em maio.



3- Processamento e Secagem                 
Logo após a colheita, é preciso escolher o processamento: pode ser de forma natural, quando deixamos toda a fruta ao redor da semente, descascado, e  através do uso de maquinário retiramos parte do fruto em volta das sementes;  ou despolpado, quando através da fermentação controlada retiramos todo o fruto ao redor das sementes. Após a essa etapa, acontece a secagem. Os grãos podem ser secados ao sol, em terreiros de cimento ou suspensos, onde eles são remexidos regularmente e, também podem ser secados em máquinas. 

4- Prova         
Essa etapa é mais conhecida por Cupping, que é onde acontece a verdadeira prova dos grãos de café. Para garantir que seja servido um café de qualidade em uma de suas lojas, os baristas e responsáveis pela qualidade do Café de Octavio analisam lote por lote. Essa análise avalia características como a acidez, sabor e aroma.  Um especialista pode provar dezenas de cafés por dia e ainda conseguir distinguir sutis diferenças entre eles.

5- Torra e Moagem         
Chegou a hora da torra! Esse processo transforma o café verde nos grãos marrons, que são os que conhecemos.  Após a torra, o café é imediatamente resfriado com ar. Assim que o grão estiver torrado, ele está pronto para seguir para uma das cafeterias de Octavio Café.



6-    Xícara
Essa é uma das partes mais apaixonantes, onde os nossos baristas entram em cena novamente e preparam o café das mais diversas formas e combinações de acordo com o gosto do consumidor em uma das nossas 5 cafeterias.  Cada método de preparo realça características diferentes da bebida: corpo, doçura, acidez, aroma. E ainda há as cápsulas “Preciosidades” e os nossos cafés moídos, que permite o consumidor ter a experiência de café especial em casa.  O importante é aproveitar o café. Afinal, agora você já sabe: ele fez uma longa viagem até chegar à sua xícara!


Presentes para o consumidor: Dia Nacional do Café (e do Barista!)
Ir a uma cafeteira proporciona uma experiência especial no seu dia. Em comemoração ao Dia Nacional do Café e ao Dia do Barista, comemorados no mesmo dia, 24 de maio, todas as lojas Octavio servirão um café espresso gratuitamente nesta quinta-feira, 24, das 16h às 17h e, pelo o e-commerce (https://loja.octaviocafe.com.br/) o consumidor encontrará as Cápsulas com 30% de desconto.
Ainda, na unidade Faria Lima, a cafeteria oferecerá gratuitamente degustações de alguns métodos e os consumidores poderão ganhar um pedaço de bolo de café feito especialmente pela doceira Carole Crema para a marca.

SERVIÇO
Octavio Café – Shopping Cidade Jardim
Av. Magalhães de Castro, 1200 – 3º piso
De segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 13h às 21h
Telefone: (11) 3198-9476

Octavio Café – Flagship Faria Lima
Segunda a Sexta: 07h às 21h
(11) 3074-0110

Octavio Café – Shopping Eldorado
Av. Rebouças, 3970 - 1º Piso
Segunda a Sábado: 10h às 22h / Domingo 12h às 20h
(11) 2197-6308

Octavio Café – Aeroporto Viracopos – Terra
Rodovia Santos Dumont, km 66 - Parque Viracopos, Campinas – Saguão de embarque
Segunda a Domingo: 07h - 22h
(19) 3795-8546

Octavio Café – Aeroporto Viracopos – Ar
Rodovia Santos Dumont, km 66 - Parque Viracopos, Campinas – Píer C – Portão 18 – Embarque nacional
Segunda a Domingo: 07h - 22h
(19) 3795-8549

SOBRE O OCTAVIO CAFÉ: Apaixonado por café. Este é o Octavio. Com o compromisso de compartilhar com os clientes o seu conhecimento em café especial, adquirido nos mais de 100 anos de tradição, Octavio proporciona uma experiência sensorial única e uma imersão no mundo do café. Moderno e sofisticado, possui amplo cardápio, vasta carta de bebidas e uma boutique com utensílios e cafés especiais da marca, 100% brasileira. A qualidade dos produtos vem da excelência das etapas da produção em suas seis fazendas, localizadas na região da Alta Mogiana, interior de São Paulo, que exportam para mais de 20 países. Em 2016, a marca passou por um processo de revitalização. Além da nova comunicação visual, o Octavio Café conta com cinco unidades:  a primeira localizada na Avenida Faria Lima, uma no Shopping Eldorado, em São Paulo, e duas no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Dando sequência ao processo de expansão, agora em 2018, o Octavio acaba de inaugurar sua quinta loja, no Shopping Cidade Jardim.
GRUPO SOLPANAMBY: O GRUPO SOLPANAMBY tem sua origem da visão empreendedora do seu fundador, Orestes Quercia, em 1957. Hoje o grupo atua nos segmentos de agronegócio (O´Coffee), varejo (Octavio Café), comunicação (DCI, NOVABRASIL FM, Rádio Central AM e TVB) e no segmento imobiliário (Panamby, Panamby Incorp e a rede de Shopping Centers Jaraguá). Com a visão de ser o grupo empresarial familiar brasileiro mais rentável e confiável nos segmentos em que atua, o GRUPO SOLPANAMBY vem se destacando cada vez mais no mercado, pela atuação consistente e excelência em seus produtos e serviços. O grupo é flexível para avaliar novas oportunidades, acredita em meritocracia e valoriza o talento e as relações duradouras.  Para saber mais, acesse www.gruposolpanamby.com.br

0 comentários :

Postar um comentário



Topo